O Habbitat já nasceu como um point na praia Brava, em Itajaí. São vários ambientes, para receber todo tipo de público: aqueles que amam o sol, os que querem comer bem, os que procuram por um lugar para relaxar, os que querem uma balada forte.
O ambiente voltado para os amantes da boa gastronomia é o Fire Place, que fomos conhecer, na apresentação do cardápio de inverno 2018 e do novo chef da casa: Gabriel Aguilar.
A experiência já começa ao entrar no ambiente, que simula uma floresta, com iluminação entrelaçada no teto e cortinas e tapetes em tons terrosos, tudo com muito conforto para o habitante desse espaço.
Foram apresentadas uma entrada, três pratos principais e uma sobremesa, e os convidados ficaram simplesmente maravilhados com a combinação de sabores. Não vou me apegar na descrição dos sabores, pois são vários ingredientes em cada prato, que casaram muito bem, e realmente só provando para entender.
A entrada foi uma Polenta cremosa com ragu de costela cozido em baixa temperatura, roti de cebola, echalote brullee, gremolata de pão italiano e azeite de trufas brancas. Um prato que praticamente nos dá um abraço ao saboreá-lo. Sério, é tão cremoso e cheio de sabores que nos faz nos sentir muito bem. Eu continuaria comendo esse prato ao natural como principal…

Passando à degustação dos pratos principais:
1. Lagosta na brasa, gnocchi de batata doce roxa, molho vermouth dry, tomate confit e azeite de limão siciliano. A lagosta estava perfeitamente cozida, macia sem estar borrachuda, e o tomate confitado deu um sabor maravilhoso ao prato.
2. Mignon grelhado, molho de ostra, rapadura e roti, cogumelos grelhados, purê de cenoura com curry vermelho e echalotes tostadas. Novamente, a carne em ponto perfeito, com molhos bem diferentes e interessantes.
3. Cordeiro, manteiga de foie gras, molho porto, alecrim, canela e vegetais glaceados no mel trufado. O cordeiro não é meu preferido, mas só pelos vegetais esse prato já é uma delícia.



Para finalizar, foi servida uma tortinha com massa de pistache e recheio de creme limão, calda de framboesa e sorvete de pistache. Para fechar o jantar com um doce gostoso sem ser enjoado, com a junção da massa de pistache crocante com o creme de limão cremoso e aerado, hummmm, já deu vontade de novo só de lembrar!

Por enquanto o Fire Place abre para eventos fechados, e deve abrir para o público em geral em junho, com alguns itens desse menu degustação que provamos e super aprovamos. Esses pratos ou outros, temos certeza de que serão maravilhosos, pois pudemos conferir o talento do chef Gabriel, que se mostrou ser dedicado e criativo.
Endereço: Avenida José Medeiros Viêira, 800-898 – Praia Brava, Itajaí – SC