Como escolher um monitor

A qualidade de imagem do monitor pode mudar a experiência de um computador para melhor ou pior, e são muitas opções de monitor, como escolher?

Para uso simples de dia a dia, não é necessário o melhor dos melhores monitores. Já para jogar ou para uso profissional que requer alta precisão de imagem, é indicado ter um monitor com tela específica.

TAMANHO

Os tamanhos de monitores variam de 14 a 38 polegadas. Para uso doméstico ou em escritório, telas de 19 a 22 polegadas cumprem bem o papel. Para jogar games ou assistir vídeos, talvez uma tela maior seja mais adequada. Para funções específicas que requerem divisão de tela, como projetos ou edição de vídeos, as telas de 29 polegadas ou mais talvez sejam necessárias.

TIPO DE PAINEL – TN, VA, IPS

Em geral são 3 tipos de painel disponíveis: TN – Twisted Nematic, VA – Vertical Alignment e IPS – In-Plane Switching

O TN é o mais comum no mercado, mais simples e baratos. Tem baixo tempo de resposta, porém não apresenta alta qualidade de cor, tem limitações no contraste (dificultando distinção entre tons claros e escuros) e apresenta distorção de conteúdo em ângulos extremos (é difícil ver algo com a tela a mais de 160 graus).

O VA reproduz cores vivas e altos níveis de contraste, então apresenta imagens excelentes. Quanto a ângulos de visão, dificilmente apresenta distorções quanto ao posicionamento da tela. Por outro lado, o tempo de resposta é um pouco mais elevado.

O IPS tem alta fidelidade na reprodução de cores e as melhores regulagens de contraste. Mas os níveis de preto são, geralmente, inferiores aos dos painéis VA. Quanto ao ângulo de visão, é possível visualizar conteúdos com ângulos extremos (180 graus), e o tempo de resposta é, geralmente, superior ao dos VA, mas inferior ao dos TN.

RESOLUÇÃO

Basicamente, quanto maior a resolução, maiores a qualidade e a definição (e também o valor).

Atualmente, a maioria das telas vem com resolução FullHD, que é ideal para quase todas as tarefas. Se preferir investir um pouco menos, pode-se optar por uma resolução menor, como HD. E se quiser o máximo de tecnologia, há telas com resolução de até 8kK.

PROPORÇÃO

As telas no formato widescreen são as mais populares hoje em dia, em função da exibição de filmes e jogos, pois na tela mais larga, não aparecem barras nas partes superior e inferior. O padrão é a proporção 16:9, que possibilita a exibição FullHD (1920×1080 pixels) sem distorções. As telas 16:10 também são bastante comuns, não são tão largas, e ainda tem os formatos 5:4 e 4:3, com imagens mais quadradas (e menor resolução).

As telas com proporção 21:9 (resolução 2560×1080 pixels) são conhecidas como ultra wide e são mais indicadas para quem assiste filmes ou joga games mais recentes.

CONEXÕES

Os modelos atuais de monitores costumam vir com conexão HDMI, DVI e DisplayPort, e ainda existem modelos com conectores VGA. Os cabos HDMI e VGA são muito utilizados no Brasil – o VGA é um padrão analógico e o HDMI é um padrão digital. Vale dizer que o máximo da alta definição só pode ser obtido com conexão HDMI ou DisplayPort. O HDMI 2.0 é um tipo de conexão encontrada nos modelos de monitores mais recentes e se tornará o padrão no futuro. Todavia, é importante considerar quais portas de conexão estão disponíveis antes de comprar um monitor HDMI.

ONDE ENCONTRAR

São muitos detalhes na escolha do monitor, cada um deve analisar as características conforme sua necessidade pessoal. Agora vou deixar um pitaco de onde encontrar monitores HDMI online: na loja InfoParts, que comercializa itens de tecnologia pelo site, e-mail, chat, Whatsapp ou telefone. A filosofia da InfoParts é auxiliar o cliente fornecendo informações sobre os produtos para a melhor compra.

Para conferir os modelos disponíveis de Monitor HDMI na InfoParts, é só acessar: https://www.infoparts.com.br/monitor-hdmi


Todas as fotos usadas nessa matéria foram retiradas do site https://www.infoparts.com.br/monitor-hdmi
Essa postagem é uma publicidade para o site InfoParts, com conteúdo produzido pelo Pitacos do Casal. Compras, dúvidas e pós-venda devem ser realizados diretamente com a marca InfoParts.
Anúncios

Deixe seu comentário - se tiver dúvidas sobre esta postagem, por favor, não mande por e-mail, coloque aqui, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s