Sempre soube que a decoração de Natal deve ser retirada no dia 6 de janeiro, dia de Reis. Mas nunca soube que tinha data para colocar a decoração. Bem, nunca fui a responsável por isso, imaginava que no início de dezembro era razoável, admitindo que o comércio começasse antes, em novembro, para incentivar as compras. Esse ano vi gente publicando fotos de sua árvore já em outubro, então resolvi pesquisar.

xmastree

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a data para começar a colocar a decoração de Natal é o primeiro domingo do Advento. O Advento é o período de quatro semanas que antecedem o Natal, iniciando no 4º domingo antes da data. Segundo o Wikipedia, “o Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos”. É o período de preparação, de espera do nascimento de Jesus Cristo.

Durante essa espera, na tradição católica, é que se deve montar a decoração do Natal, aos poucos, acrescentando enfeites na árvore e no presépio durante as quatro semanas, intensificando a montagem na última semana, mais próxima ao nascimento do menino Jesus.

presepio

Engraçado que na minha pesquisa encontrei alguns sites que dizem que o advento inicia no dia 30 de novembro, outros dizem que é no domingo mais próximo ao dia 30, outros simplesmente que é no 4º domingo que antecede o Natal… enfim, acredito que tenha ficado um pouco confusa porque nesse ano o 1º domingo do advento cai justamente no dia 30 rsrs. De qualquer forma, o 4º domingo antes do Natal coincidirá com o domingo mais próximo do dia 30 de novembro, então está tudo certo!

Adoro essa época do ano, adoro a decoração, as festas, as tradições, enfim, o espírito natalino! Penso que não importa se você escolher montar a decoração de Natal em outro dia… o importante é entrar no clima, encher a casa de alegria e o coração de bondade! Mas é interessante saber um pouquinho de como começaram as tradições.