Aqui em casa, praticamos muitos esportes, há muitos anos. Então estamos sempre antenados para saber quais são os alimentos ideias para manter a saúde dos treinos, e quais são os nutrientes que devemos suplementar. Para quem faz musculação, os principais suplementos são whey protein e BCCA. Mas o que é BCAA?

BCAA, do inglês Branched Chain Amino Acids, são aminoácidos de cadeia ramificada, compostos por três aminoácidos essenciais (valina, leucina e isoleucina), não produzidos pelo organismo, mas essenciais para a formação de proteínas. Sem eles, a construção muscular é falha.

Os BCAA são obtidos pela ingestão de alimentos bem específicos, ou pela suplementação.

Mas para que servem?

De modo geral, o suplemento de BCAA auxilia na recuperação de lesões musculares, evita que o corpo entre em estado catabólico durante o treino e reduz a fadiga.

Durante a prática de exercícios, com a aceleração do gasto energético, o organismo necessita de mais nutrientes para se abastecer e, na falta deles, retira os aminoácidos presentes nos músculos, resultando em perda de massa muscular. A suplementação por BCAA impede que isso aconteça, fornecendo aminoácidos essenciais ao bom funcionamento das atividades vitais e permitindo uma rotina de treinos sem causar a deficiência dessas substâncias. Com o consumo de BCAA, os músculos têm aminoácidos suficientes para repor as fontes de energia e os estoques perdidos durante o exercício.

Benefícios do consumo de BCAA:

  • Facilita a construção muscular e obtenção de massa magra.
  • Fornece aminoácidos essenciais e impede a perda de massa magra.
  • Diminui a produção de serotonina, que é o hormônio neurotransmissor que promove relaxamento, e assim reduz a fadiga durante a prática de exercícios.
  • Estimula e eleva a produção de insulina, que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, essenciais na construção dos músculos, e que também fornece energia durante os treinos.
  • Auxilia na recuperação de lesões musculares decorrentes da prática de exercícios, principalmente os que exigem o uso de cargas e repetições, como musculação.
  • Melhora e previne os sintomas de dores musculares tardias, que são as dores sentidas no dia seguinte a um treino forte, o que permite treinos regulares, com maior intensidade e sem dores.
  • Ajuda no processo de emagrecimento, pois estimula a queima de gordura durante a realização de atividades físicas.
  • Evita a perda de massa magra em dietas hipocalóricas.

Quando tomar BCAA?

O certo é tomar BCAA antes ou depois do treino? A resposta é nos dois: consumido antes do treino, atua como um “combustível”, melhorando a performance esportiva, e ao chegar ao fim do treino, os BCAA já estarão disponíveis na circulação, atuando na reconstrução dos músculos; e no pós-treino, ajuda na hipertrofia muscular, melhora os níveis plasmáticos de glutamina para um bom processo de recuperação e viabiliza um próximo ciclo de treinamento muito mais potente.

Imagem do site Loja do Suplemento

As informações acima foram retiradas do site Loja do Suplemento, onde há oferta para venda de diversos tipos de BCAA, com opções de marcas, tamanhos, tipos (comprimidos, em pó).

Antes de fazer uso de qualquer tipo de suplementação, consulte médico e/ou nutricionista especializado.

Essa postagem é uma publicidade para o site Loja do Suplemento, com informações retiradas do site https://www.lojadosuplemento.com.br/massa-muscular/aminoacidos/bcaa. Compras, dúvidas e pós-venda devem ser realizados diretamente com a marca Loja do Suplemento.