Você já reparou que tem casais que parecem mais felizes que os demais? Qual o segredo deles? Não tem segredo nenhum! Existem hábitos e formas de se comunicar que podem deixar os casais mais satisfeitos e consequentemente mais felizes.

Quais são esse hábitos?

1. Ser afetuoso fisicamente todos os dias

Pessoas em um relacionamento fisicamente afetuoso são mais felizes e satisfeitas. E não estamos falando sobre sexo. Estamos falando sobre conexão física como beijos, abraços, carinhos e até mesmo andar de mãos dadas.

2. Se divertir juntos

Relacionamento não é só sobre dividir responsabilidades, mas (além disso) sobre passar bons momentos juntos e compartilhar boas memórias. Então é importante o tempo junto de prazer, de diversão e celebração.

3. Enviar uma mensagem carinhosa

Normalmente, as mensagens de texto para nossos parceiros são práticas, para compartilhar alguma notícia ou resolver alguma situação, mas enviar uma mensagem carinhosa é rápido e pode dar aquele toque de entusiasmo, melhorando a relação.

4. Compartilhar assuntos significativos

Muitos casais acabam caindo no lugar-comum e conversando “apenas” sobre questões familiares – casa, filhos, trabalho. Não encontram mais tempo para conversar sobre aquelas questões do início do relacionamento, sobre quem realmente somos, o que esperamos da vida, enfim, assuntos mais profundos. Há estudos que afirmam que casais que compartilham detalhes mais íntimos são mais felizes. Então, no próximo “encontro”, a pauta pode ser questões mais íntimas como qual o grande sonho de cada um de vocês, qual o lugar que sempre sonhou conhecer, um desejo que sempre teve e não teve a oportunidade de realizar…

5. Responder às proposições do parceiro

Vira e mexe fazemos comentários e observações com a expectativa de que quem está por perto responda. Viu aquela notícia? Ouviu aquela música nova do fulano? Olha aquela cena! Hoje aconteceu uma coisa incrível comigo! Quando a pessoa não responde, acabamos ficando frustrados. Casais mais felizes são aqueles nos quais os parceiros respondem aos comentários, criando conexão, ao contrário dos casais menos felizes, que ignoram e não respondem às observações.

6. Fazer pequenas gentilezas

Pequenas gentilezas aleatórias enchem o coração de quem recebe de alegria e amor. Como é bom quando nosso parceiro traz um agrado da padaria, faz algum serviço doméstico que normalmente não é sua responsabilidade… Aqui tem uma lista com atos aleatórios de gentileza para você fazer para seu parceiro.

7. Ser agradecido

Muitas vezes a gente só comenta as coisas que o parceiro faz de errado, e esquece de agradecer todo o resto que ele/ela faz certo. Dizer “obrigado” mostra que você reconhece o que seu parceiro faz e engrandece a relação entre vocês.

8. Reparar o que se quebrou

Todo casal passa por problemas, turbulências, brigas, e o que faz a diferença para manter o relacionamento forte é como ele se recupera dos momentos difíceis. É importante fazer um esforço para resolver essas questões e tratar a situação e o parceiro com amor, honestidade e bom humor.

9. Ir para a cama juntos

Há pesquisas que sugerem que casais que vão para a cama juntos têm menos conflitos, mais conversas significativas e mais sexo. Ir para a cama no mesmo horário pode ser difícil para muitos casais, por diversas questões como horários de trabalho e rendimento diário ou noturno, mas quem tem esse problema, pode tentar ir para a cama juntinhos, pelo menos algumas vezes na semana!

10. Ter rituais

Rituais de casal – sejam diários, semanais, mensais, anuais – trazem uma cultura única na rotina e deixam o casal mais unido. Implementem rituais que têm a ver com vocês, como um horário de oração no dia, uma noite de filme na semana, um domingo para almoçar fora por mês, uma viagem anual…

Quando eu menciono “estudos” nesse artigo, eles vêm de muitas leituras aleatórias, por isso não especifico cada pesquisa. De qualquer forma, científicos ou não, esses tópicos são sugestões que podem deixar a vida de casais mais leve, agradável e cheia de amor.
*Foto da capa de Amina Filkins no Pexels