Fomos conhecer o Le Petit Clos, o primeiro fondue de Gramado, aberto em 1977, e que hoje está na terceira geração da família.
Não fica bem no centrinho turístico de Gramado, fica a algumas quadras dali, não muito longe, mas o suficiente para ser um ambiente mais tranquilo e reservado.
Fica em uma casa construída pela família para comportar o restaurante, com um ar familiar e aconchegante, com lareiras nos ambientes e pelegos nas cadeiras.


Provamos o Festival de Fondue na Pedra, uma sequência servida em 3 etapas: primeiro a fondue de queijo suíço com acompanhamentos – pão, batatinha, linguicinha calabresa, cebola em conserva, pepino em conserva e goiabada. Depois é servida a fondue de carne (filé mignon, frango e suína), com a pedra quente onde as carnes serão preparadas na mesa e diversos molhos como maionese, barbecue, geleia de morango, morango com pimenta, maracujá, rosé, geleia de damasco, ervas, pesto e outros.


E por fim a fondue de chocolate com os acompanhamentos: banana, morango, uva, damasco, abacaxi, mamão, marshmallow, torrone, pão de mel e palitinho de biscoito.

É tudo de boa qualidade e muito gostoso. Quem procura por uma sequência de fondue bem tradicional em um ambiente charmoso e tranquilo vai gostar!
Não tem espaço kids e o restaurante não é bem voltado para crianças, mas nossa filha de 7 anos foi bem recebida e também vimos outra criança de idade parecida em outra mesa. Inclusive perguntaram se precisaríamos de menu kids, que não chegamos a olhar pois nossa filha come normalmente conosco.
Valor por pessoa do festival: R$248,00 por pessoa em maio de 2023. Bebidas e outros são cobrados à parte.
Também vale dizer que servem as fondues “avulsas”, sem ser na sequência, somente queijo ou carne ou chocolate, assim como eles servem fondues especiais com queijos suíços, zero lactose e vegano. Os valores variam.
Endereço: R. Demétrio Pereira dos Santos, 599 – Bairro Planalto. Abre somente para janta, a partir das 19h.
——