Buenos Aires, Argentina – comida típica, show de tango, dicas extras – Dicas de viagem Parte 5/5

Última postagem de dicas sobre Buenos Aires, aqui falamos sobre comida típica, show de tango, transporte e dicas gerais.

Comida típica

Em uma das nossas jantas, quisemos provar a típica parrillada argentina. Não sabíamos exatamente o que continha, e nossa sorte foi que o garçon foi bem honesto ao recomendar outra coisa, explicou que a parrilada é composta por miúdos, morcilha e linguiças, que provavelmente não gostaríamos, além de servir apenas carne, sem acompanhamento no prato. Optamos pelo clássico bife de chorizo (contrafilé), e consideramos uma ótima escolha.

Buenos aires recoleta2

Falando em típico, a sorveteria Fredo está em praticamente toda esquina de Buenos Aires. Exageros à parte, é muito fácil encontrar uma delas, e queríamos provar o famoso sorvete de doce de leite. As opções simples, potinho ou casquinha, com duas bolas, são em torno de 10-15 reais, e o sorvete é realmente muito bom. Eu provei doce de leite e doce de leite com brownie, e o Marcos escolheu doce de leite com brownie e chocolate, que ele adorou! Na verdade, o Marcos gostou bem mais que eu rsrs mas é uma franquia tão famosa e sempre cheia que tínhamos que experimentar!

Ainda sobre restaurantes e bares, é comum os restaurantes cobrarem uma taxa que chamam de cubierto, uma taxa de serviço que não são os 10% da conta. Varia de 20 a 30 pesos por pessoa. Alguns restaurantes anunciam que não cobram cubierto, mas deve-se ficar atento, pois pode ser apenas para almoço, ou apenas para o menu executivo. Outra coisa que nos chamou a atenção, é que ao almoçar na praça de alimentação do shopping Galerias Pacífico, nos cobraram pelo “aluguel” dos talheres, 10 pesos por pessoa, devolvidos ao final, com a devolução dos talheres.

Chamou nossa atenção o fato de lá não ser proibido fumar em locais públicos, como no Brasil, e várias pessoas fumavam nos restaurantes, enquanto faziam as refeições.

SHOW DE TANGO

Uma vez na capital do tango, é imprescindível ir a um espetáculo da dança. São diversas opções. Várias casas oferecem o espetáculo com janta, e buscam no hotel e levam de volta ao final. Da outra vez que estive em Buenos Aires, fui a uma que não recordo o nome, e adorei! Dessa vez escolhemos o Señor Tango, que o Marcos já conhecia e tinha adorado, queria que eu conhecesse também. O teatro é muito bonito e o espetáculo é bem montado, são diversas músicas, com direito a dança, cantos e solos dos músicos. No entanto, tivemos um dissabor quanto ao atendimento. Fomos antes do show, para jantar, e a janta inclui entrada, prato principal e sobremesa, tudo gostoso, apesar de nada de espetacular. Como bebidas, a casa oferece água a todos, e mais a opção de refrigerante, vinho ou cerveja. Escolhemos vinho. As mesas lá são para oito pessoas, então sentamos com outras seis pessoas que não conhecíamos, as mesmas que foram conosco na van. Até aí tudo certo. Ao final da janta, o garçon da mesa veio até nós e informou que durante as apresentações não poderia ficar ali na área das mesas, mas em cada intervalo iria até nós para repor as bebidas, e ele solicitou o pagamento de propina (gorjeta), já que a janta é paga com antecedência e o serviço não está incluído. Ele sugere o valor de 100 pesos por casal (26-29 reais) e recolhe o dinheiro naquele momento. O problema é que depois disso, nunca mais vimos nenhum garçon. Água e vinho logo acabaram e não foram mais repostos. Levantamos para solicitar atendimento, já que ninguém passava por ali, e nos informaram que a mesa atingiu a cota de vinho, que seria de meia garrafa por pessoa. Não sabíamos dessa cota, e não consideramos justo a cota ser por mesa, já que a mesa era composta de pessoas desconhecidas, outras pessoas podem beber mais rápido e você fica sem bebida… Então nossa dica é que para quem faz questão de bebida durante toda a apresentação, se informe melhor, talvez outras casas de tango ofereçam um serviço mais completo, ou, para quem quiser investir um pouco mais, opte pela mesa VIP (que no caso do Señor Tango é mais que o dobro do valor, perto de 800 reais).

Buenos aires senor tango2

Transporte

Todo mundo diz que o meio de transporte mais prático em Buenos Aires é o táxi. Conhecidos por serem baratos, estão pela cidade toda, inclusive há pistas exclusivas para táxis e ônibus. Mas dependendo onde você vai ficar e onde vai passear, muita coisa pode ser feita a pé. Puerto Madero é pertinho do centro. Recoleta é um pouquinho mais afastado, mas nós percorremos a pé também. Para quem gosta de caminhar e conhecer os cantos da cidade, não tem problema nenhum. Só não é recomendado fazer essas caminhadas distantes à noite. Já Palermo é mais longe, e provavelmente você vai precisar pegar um táxi mesmo. Não andamos de ônibus ou de metrô, então não vamos opinar.

Muito importante para viajantes é saber a voltagem da rede elétrica do destino e como são as tomadas. Em Buenos Aires a voltagem é 220V, e a tomada é como na foto, não esqueçam do adaptador.

Buenos_tomada

E assim foi nossa viagem a Buenos Aires, um destino não tão caro, uma cidade cheia de coisas para fazer e conhecer!


Mais da nossa viagem nos posts:

Parte 1/5 – clipe de highlights da viagem a Buenos Aires

Parte 2/5 – chegada e saída e hotel Etoile/Recoleta

Parte 3/5 – city tour, Centro e bairro La Boca/Caminito

Parte 4/5 – Bairro da Recoleta


Anúncios

6 comentários sobre “Buenos Aires, Argentina – comida típica, show de tango, dicas extras – Dicas de viagem Parte 5/5

  1. Pingback: Buenos Aires, Argentina – centro, city tour e Caminito – Dicas de viagem Parte 3/5 | Pitacos do Casal

  2. Pingback: Buenos Aires, Argentina – Recoleta – Dicas de viagem Parte 4/5 | Pitacos do Casal

  3. Pingback: Buenos Aires, Argentina – chegada e hotel – Dicas de viagem Parte 2/5 | Pitacos do Casal

  4. Pingback: Buenos Aires – highlights – Parte 1/5 | Pitacos do Casal

Deixe seu comentário - se tiver dúvidas sobre esta postagem, por favor, não mande por e-mail, coloque aqui, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s