Viagem à Porto Alegre para a Semana Farroupilha e visita a uma fábrica da Heineken Brasil

A Semana Farroupilha é considerada a maior festa popular do Rio Grande do Sul, um momento de culto às tradições gaúchas. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, tantos nos locais organizados para festejos, como em ações do comércio e dos serviços públicos. Acontecem festejos, manifestações culturais, artísticas, mostras, desfiles.

Comemora-se a Revolução Farroupilha, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, que aconteceu de 1835 a 1845.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, com intensa programação sócio-cultural em meio a um grande Acampamento Farroupilha, que tem duração de quase 30 dias. Lá, são relembrados feitos dos gaúchos do período da revolução, por meio de palestras, espetáculos, lançamento de livros e outros, e chegam a ficar fixos, “morando” no acampamento, cerca de 7 mil pessoas, no período.

A convite da Schin, patrocinadora oficial da Semana Farroupilha pelo décimo ano consecutivo, o Pitacos participou de um dia da Semana Farroupilha, em Porto Alegre.

Lá, o Marcos participou de um churrasco típico gaúcho, no Piquete Rede Pampa, seguido por uma visita à Casa Garibaldi.

Para a Semana Farroupilha 2017, a Schin recriou o jornal “O Povo”, principal publicação da república rio-grandense, que se notabilizou como instrumento de voz dos farroupilhas e circulou entre 1938 e 1840. Foi criada uma sede fictícia do jornal dentro do acampamento Farroupilha, a Casa do Povo, inspirada na casa onde viveu Giuseppe Garibaldi, em Piratini/RS, durante a Revolução Farroupilha.

A casa fica aberta ao público durante o evento – de 7 a 20 de setembro – e traz elementos que fizeram parte da história do jornal e da revolução, com fotos dos personagens da época, uma prensa tipográfica de Minerva, uma mesa interativa com imagens e conteúdos autênticos do jornal, e outras informações sobre a cultura gaúcha. Durante os fins de semana, os visitantes da casa poderão personalizar o periódico com suas fotos impressas na capa do “O Povo”.

O jornal está sendo distribuído gratuitamente no Acampamento Farroupilha e em outros pontos de Porto Alegre, entre 7 e 20 de setembro. São 14 edições, em formato tabloide, com quatro páginas de reportagens, artigos e crônicas sobre os hábitos e o espírito tradicionalista do povo gaúcho, com curadoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

A Schin também criou uma série de latas comemorativas, com fotos que retratam paisagens e hábitos tradicionalistas, para homenagear a valorização da cultura do povo gaúcho. Foram escolhidas dez fotos, do fotógrafo gaúcho Eduardo Rocha, que estão estampadas nas latinhas da Schin, na série que começou a circular no mercado em agosto.

 

VISITA À FÁBRICA DA SCHIN

O Pitacos teve, ainda, a oportunidade de conhecer a fábrica da Schin, localizada em Igrejinha/RS, que fica a cerca de 90km de Porto Alegre.

Lá, são produzidos 7 rótulos do grupo. A fábrica pertence à Heineken Brasil, que chegou ao país em 2010, e em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A. e tornou-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. São 16 fábricas no Brasil, que produzem as linhas de cerveja e bebidas não alcoólicas do grupo. O portfólio de cervejas é composto por Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Bavária, Bavária Premium, Baviera 0,0%, Xingu, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Cintra e Glacial. Dentre as bebidas não alcoólicas estão refrigerantes, sucos, energético e água como Água Schin, Itubaína, K Energy Drink, Schin Tônica, Skinka, Viva Schin e Viva Schin Mini.

A visita à fábrica é interessante pois pode-se conhecer o sistema de produção e engarrafamento. Em Igrejinha, são produzidos/enlatados 60 mil litros por hora, ou seja, mais de 1,4 milhão de litro por dia, uma produção realmente grande. Lá não é produzida a Heineken, em função de ela precisar de tanques na horizontal para a fermentação da sua cerveja.


Anúncios

Um comentário sobre “Viagem à Porto Alegre para a Semana Farroupilha e visita a uma fábrica da Heineken Brasil

Deixe seu comentário - se tiver dúvidas sobre esta postagem, por favor, não mande por e-mail, coloque aqui, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s