Bucket list: Aprender a meditar

As pessoas que meditam falam que faz um bem danado, e muitas pesquisas realmente apontam muitos benefícios da meditação.

A prática de meditação traz sensação de bem estar da mente, diminuição de estresse, e pode trazer aumento das defesas do organismo. Ela não age sozinha, mas junto com outras práticas, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos dentre outros, ajuda no equilíbrio do corpo e da mente.

meditaçao

Durante a prática da meditação, o cérebro apresenta ampliação das ondas relacionadas a relaxamento, as células do corpo consomem menos oxigêncio e há redução da frequência cardíaca. Dessa forma, há redução do metabolismo e o corpo apresenta uma desaceleração geral. Há aumento de concentração de neurotransmissores dopamina, norepinefrina e serotonina, o que faz aumentar a sensação de prazer, motivação e energia, além da redução de hormônios de estresse (dados da revista Viva Saúde).

Por tudo isso, meditar é uma coisa que devemos aprender a fazer antes de morrer! Eu ainda não aprendi, não encontrei a paz que os praticantes mencionam. Considero extremamente difícil concentrar, não pensar em nada, fora o fato de ter que ficar com o corpo paradinho. Mas espero conseguir sossegar e aprender a meditar, respirar, concentrar e perceber os benefícios da prática.

Acredito que essa dificuldade não é só minha… como podemos aprender a meditar?

É importante estabelecer a prática da meditação como parte da rotina, separar um tempo especial só para ela. A duração depende de cada pessoa, e penso que é melhor começar com pouco tempo, como 5 ou 10 minutos, para ir se acostumando, e depois a duração pode ir aumentando, conforme for agradável, prazeroso e conveniente para o praticante.

 O lugar deve ser confortável, quieto, relaxante, onde não haverá nenhum tipo de perturbação, pois é um momento só seu, não deve ter interferências externas.

 Não é necessário sentar de tal ou qual forma, com pernas cruzadas, como lótus, mas é importante manter as costas eretas, para ajudar na respiração. Se não for agradável sentar diretamente no chão, podemos colocar uma almofada embaixo do bumbum.

 A partir daí é só relaxar, silenciar a mente, prestar atenção à respiração.

→ Como eu mencionei, para mim é muito difícil controlar a tempestade de pensamentos, então podemos começar tentando focar apenas em uma coisa, e mais adiante teremos maior controle e vamos conseguir não focar em nada, deixando a mente em paz.

Benefícios da meditação para a saúde

» Sensação de bem estar da mente
» Aumento da autoestima
» Fortalecimento do sistema imunológico
» Melhora na percepção de controle e atenção
» Melhor desempenho no trabalho
» Estímulos à criatividade, inteligência e memória
» Diminuição de estresse
» Diminuição de emoções negativas
» Diminuição de ansiedade
» Diminuição de insônia
» Diminuição de depressão
» Diminuição de dores de cabeça.

Anúncios

6 comentários sobre “Bucket list: Aprender a meditar

      • Oi Jo , realmente não tem o botão de seguir, pois estou em outra plataforma (a WP.org) e tem coisas que eles não se conversam… rs Para você me seguir , você precisa ir lá no Painel do WordPress, na Estatística e ver quem te segue e, seguir também, ou no ícone do ‘sino’ no seu canto superior direito, que também aparece a função de seguir. Obrigada pelo aviso, beijins ! Claudia

      • Menina, estranho, já tentei pela estatística também e não dá certo, eu aperto o botão, ele atualiza e volta a mostrar “seguir”.
        Deve ser então por ser outra plataforma… mas pode deixar que vou ficar de olho nas novidades! Beijos.

      • Daí é o WP que não funciona direito mesmo, talvez a lentidão e o tempo de resposta… Eu também ficava com dúvidas se tava seguindo ou não. Vi aqui e você está me seguindo , está tudo ok! Obrigada por me seguir! beijins

Deixe seu comentário - se tiver dúvidas sobre esta postagem, por favor, não mande por e-mail, coloque aqui, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s