7 Coisas para fazer antes de engravidar

Pensando em engravidar? Seguem alguns pitacos de providências importantes para tomar antes de engravidar, e de algumas atividades que vão ficar em stand by durante a gravidez:

gravidez

1 – Consulte um médico

É importante conferir se seu corpo está saudável e pronto para receber o serzinho que vai se desenvolver ali dentro. Uma avaliação física pode mostrar alguma doença escondida e te ajudar a se preparar para os nove meses de gestação.

2 – Tome vitaminas pré-natais

Para o bom desenvolvimento do bebê, a mãe deve apresentar uma boa saúde e ingerir quantidades adequadas de vitaminas e minerais, porém não é tão fácil ingerir todos os nutrientes por meio da alimentação, ainda que saudável. Assim, as gestantes são estimuladas a tomar suplementos, inclusive já antes da gravidez. As vitaminas pré-natais mais importantes são ácido fólico, ferro, cálcio e vitamina D. Elas auxiliam no desenvolvimento saudável do bebê e são indicadas três meses antes da gravidez. Aproveite a consulta com o médico e peça orientações sobre o que ingerir.

3 – Exercite-se e coma alimentos saudáveis

Claro que isso vale para todas as pessoas, mas pensando em gerar um novo serzinho, você vai querer e precisar estar com um corpo saudável.

Se você quiser perder peso, tente fazer antes de engravidar, depois os exercícios não poderão ser tão pesados… você vai cansar mais rapidamente e a dieta não pode ser muito restritiva.

4 – Aproveite para dormir

Também é um tópico para aproveitar durante a gestação, antes das muitas noites mal dormidas com um bebê chorando, porém durante a gravidez pode ser um pouco mais difícil curtir uma longa e gostosa noite de sono, procurando uma boa posição, virando de um lado para outro, com dor nas costas. Não é recomendável dormir de costas, mas também não dá para dormir de barriga para baixo… e vem a vontade de fazer xixi… deu para entender né? rsrs

5 – Coma queijos, carnes cruas/mal passadas, sushi…

Diversos alimentos são proibidos para gestantes, pois podem afetar no desenvolvimento do bebê. Aproveite antes de engravidar para comer queijos mofados, o seu bife mal passado, sushi… Eu senti muita falta de tudo isso, mas a gente sobrevive! Ah, alguns médicos liberam o sushi, aí vai de cada um comer ou não…

6 – Coma comidas apimentadas

Eu não tive nenhum problema com pimentas durante minha gestação, mas algumas mulheres apresentam modificações digestivas durante a gestação, que podem piorar com comidas apimentadas, como intestino preso, refluxo, azia…

7 – Tire férias

É claro que a vida não acaba depois que os filhos nascem, porém se você está planejando uma super viagem, é de se considerar realizá-la antes de engravidar. Se tiver muita caminhada envolvida, você vai cansar mais rápido quando estiver grávida, e depois com o bebê tudo demanda mais planejamento. Quando estávamos tentando engravidar, eu e o Marcos fomos para Buenos Aires, para aproveitar uma última viagem apenas de casal antes dos filhos. Curtimos bastante, caminhamos à beça, e logo em seguida descobrimos que eu estava grávida, foi ótimo!


Anúncios

Deixe seu comentário - se tiver dúvidas sobre esta postagem, por favor, não mande por e-mail, coloque aqui, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outros:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s