Às sextas-feiras, a Grande Florianópolis ganha um cantinho grego, o restaurante Ilhas Gregas, da chef Spiri, com decoração temática, pratos e tradições gregas.
Fomos conhecer e mostramos tudo no vídeo a seguir:
A casa abre às sextas-feiras, e é necessário fazer reserva, pois os lugares são limitados. A experiência tem início às 20h30, quando começam a ser servidos os drinks e o menu degustação.
O menu degustação é composto por couvert, entradas, pratos principais e sobremesa. São servidos na mesa, com exceção dos pratos principais que ficam dispostos num buffet.
Antes da refeição, provamos a bebida grega Ouzo, um aperitivo à base de anis, com 38% de álcool, com sabor equilibrado.

O couvert são pãezinhos com pasta de berinjela e pasta de iogurte natural com alho, pepino e limão, leves e deliciosos.
As entradas são Dolmadakia (enroladinho de arroz em folha de couve) e Tiropitakia (folhado com queijo branco e espinafre). Também achei leves e gostei dos dois, principalmente do folhado.


Os pratos principais são o Moussaká (lasanha de berinjela, carne e batatas), Polvo à moda grega, Salada grega, Paidakia (cordeiro) e Spanakorizo (arroz com espinafre). O Moussaká é o carro chefe da casa, que também fornece para venda aos supermercados Imperatriz (fica a dica para quem quiser comer em casa), e é muito saboroso. A salada na Grécia é servida também como prato principal. Gostei bastante do arroz e do polvo, muito bem preparado! Não sou muito fã de cordeiro, mas também estava gostoso.





As sobremesas podem ser escolhidas entre Delícias de Zakynthos (iogurte com frutas vermelhas) e Baklavá (folhado com recheio de nozes e mel). Pedimos um de cada, e gostei do iogurte. Já o folhado é para quem gosta de uma sobremesa um pouco mais doce.


Após o jantar, Luiz Aurélio, marido da chef Spiri fala sobre a origem de sua esposa, que veio criança da Ilha de Zakynthos, e de como nasceu o restaurante Ilhas Gregas. A Spiri faz uma apresentação musical muito emocionante, há uma boneca com rosto projetado que também canta músicas gregas, e há a tradicional quebra de pratos, muito divertido!
A decoração da casa remete à Grécia, com painéis das ilhas gregas e projeções nas paredes de tradições gregas.
O clima da casa é muito bom e a experiência de conhecer o local e comer comidas gregas foi muito positivo!

Rua Celso Bayma, 634, Jardim Atlântico, São José/SC
http://www.ilhasgregasrestaurante.com/
Valores na nossa visita em setembro/2016:
Menu degustação – R$85,00 por pessoa
Ouzo – R$10,00 a dose
Spiridoula e eu (Luiz Aurélio), gostaríamos de, mais uma vez, cumprimentar o casal pela excelente produção, textos, comentários, imagens, fotos… enfim! Vamos divulgar também o Blog de vcs! É a forma de recompensar este presente!
Que bom que gostaram! Agradecemos a recepção, foi uma noite muito agradável! Parabéns pelo restaurante!
Abraço do casal, Jo e Marcos.