O Rita Maria Lagosteria é uma casa especializada em frutos do mar, no centro de Florianópolis.
É comandada pelo chef Narbal Correa, que também é pescador, e pesca diversas vezes na semana, garantindo sempre produtos frescos para o Rita Maria.
Como o nome sugere, o carro chefe é a lagosta. Bem, essa não é produto local, é trazida do sul da Bahia, e é servida grelhada ou gratinada. Mas há outras opções como peixes, moquecas, camarões, cavaquinha e até carnes para quem não gosta ou não está no clima para frutos do mar. A cavaquinha, aliás, é parecida com a lagosta e é pescada na região.
Para degustar algumas entradas mais o principal, há a opção do Festival de Frutos do Mar com Lagosta, que inclui 3 entradas e um prato principal. Fomos além do festival e saboreamos um menu degustação, para contar aqui a experiência de mais pratos.
Começamos pelas entradas Cesta de pães com patê de peixe e patê de lagosta, Tartar de peixe com caviar de tapioca, Ostra ao natural e Ceviche de Ostra, Polvo a provençal, pastel de berbigão e vieiras. Lembrando de tudo isso ao escrever, já quero voltar e degustar tudo novamente! Tudo muito saboroso, bem preparado e com uma linda apresentação. O tartar de peixe e a vieira estavam leves, o polvo super macio e bem temperado. Até o pastel de berbigão que provavelmente não seria uma escolha minha, adorei! Escolher o preferido? Tarefa árdua.






O prato principal foi uma mescla das opções de crustáceos da casa: meia lagosta, meia cavaquinha e um camarão grelhados, arroz de ovas e legumes. A lagosta é o carro chefe, mas a cavaquinha roubou a cena. As duas estavam gostosas e bem temperadas, porém achei a cavaquinha mais macia, o que agradou mais. Quanto aos sabores, tudo agradou, mas o pitaco do casal é optar pela cavaquinha como principal!

A sobremesa do dia era Pera cozida ao vinho com sorvete de goiaba da casa e calda de morango. E aqui o sorvete foi o preferido, encheu o prato de sabor caseiro e natural!

Para beber, você pode escolher entre as opções de vinho da carta, ou levar seu próprio vinho. Sim, a rolha é liberada. Dessa vez optamos por uma cerveja artesanal oferecida pela casa, a India Pale Ale Sambaqui, da cervejaria Lohn. Mas atenção: somente para os fortes, ela é mais amarga que o que estamos acostumados por aqui.

O ambiente é agradável, bem iluminado, com decoração ao estilo açoriano/florianopolitano, com motivos de peixes, mar e pescaria.
Adoramos os sabores, a apresentação e o atendimento!
Para ver um pouco mais como foi nossa visita à casa, confere no vídeo da semana:
Endereço: Rua Henrique Valgas, 318, Centro – Florianópolis
Valores na nossa visita em abril/2017: